O AUTOR E A SUA OBRA SUA OBRA
O Diabo existe. O Diabo volta. Com estas duas afirmações categóricas, o autor de «SATANÁS, HISTÓRIA DO DIABO» responde ao leitor curioso que se aventura' pelas páginas deste livro extraordinário. De novo o tema do diabólico atrai os homens: livros, doutrinas e polémicas actualizam-no a cada momento, e por isso não devemos estranhar esta importante história do Príncipe das Trevas, cujo maligno labor não tem descanso desde o pecado original até aos nossos dias.
Descrever esta luta constante é empresa difícil e arriscada, mas este tema encontrou o seu autor na pessoa de Vicente Risco.
Conhecido como novelista pela sua obra tão discutida «LA PUERTA DE PAJA», como historiador Pela sua recente « HISTORIA DE LOS JUDÍOS», e como investigador e etnologo pelos seus notáveis estudos sobre os fantasmas, as feiticeiras e o diabólico nas tradições galegas, Vicente Risco escreveu sobre o Diabo uma obra excepcional.
Erudita e leve, ortodoxa e atrevida, forte e estranha, esta história do Diabo faz-nos enfrentar um mundo que esquecemos com demasiada frequência. E no entanto, o Demónio «como um leãorugindo, dá voltas procurando a quem devorar», intentando sempre e em toda a parte a perdição do horjem e o triunfo do Mal. Negá-lo é reconhecê-lo: quem não crê nele é já seu servidor. « SATANÁS, HISTÓRIA DO DIABO » é uma obra em que muitos. dos seus capítulos se prestam a uma reflexão profunda.
Outro aspecto interessante nos oferece este livro: uma selecção de ilustrações que nos apresenta a evolução do diabólico como tema artístico. A iconografia do Diabo, passe a expressão, está representada por um original conjunto de estampas que, de modo variado mas não exaustivo, permite mostrar-nos como os artistas interpretaram a figura do Demónio.
Prefácio de F. C. PIRES DE LIMA
Trodução de EDUARDO PINHEIRO
PORTO EDITORA, L.DA Composto e impresso no Tlp. e Enc. PRIMAVERA, L.DA Rua S. Veríssimo, 83 - PORTO
PREFÁCIO
Primeira parte - O Paraíso Perdido
I O Diabo existe
II «QUEM COMO DEUS?»
III «SEREIS COMO DEUSES»
Segunda parte - O Paganismo
A TORRE DE BABEL
II O NASCIMENTO DOS DEUSES
III OS IDOLOS, OS ORÁCULOS E A MAGIA
IV-Israel e o Diabo.
TERCEIPA PARTE - O Cristianismo
I . Tibi dabo
II. O diabo na Igreja
III. O Diabo em volta da Igleja
QUARTA PARTE - A Apostasía
I. A outra magia
II. A deusa razão
III. O outro satanismo
IV. O Diabo não existe
V. O Diabo volta
NOTAS
267 páginas.
Cubierta de tapa blanda con solapas.
21,5x14,5cms x 2,3 cms grosor
400gr