Autor: Jean Piaget
Editora:Publicações Dom Quixote
Colecção Universidade Moderna /34
2.ª Edição:1975
Classificação Temática:Psicologia
Páginas:188
Capa mole
Apresenta folha de índice solta.
Sinopse:
Freud e Piaget. Foi a revista americana " Psychology Today" que pôs em pé de igualdade o pai da psicanálise e o fundador da psicologia genética.
Viu num e noutro os dois gigantes que souberam abrir caminho até ao âmago do nosso psiquismo e que ao mesmo tempo renovaram a nossa concepção do homem e da humanidade.
A comparação não pretende lisonjear Piaget: é uma comparação justa. Não há nada na psicologia actual que seja como era desde que Piaget destacou os diferentes estádios do desenvolvimento intelectual da criança, cujas regras soube mostrar, nem nada que possa ser encarado da mesma maneira, quer se trate da aquisição da linguagem quer da origem da moralidade infantil. As suas descobertas, consideradas no início como especulações, orientam hoje todas as investigações e inspiram toda e qualquer reforma séria de ensino.
Foi por esta razão que se considerou importante - a par das obras mais volumosas de Piaget, muito eruditas e, por vezes, pouco acessíveis - pôr à disposição do público os seus "pequenos escritos", isto é, as suas comunicações e artigos de revistas que a par dos seus livros principais os anunciam e comentam funcionando como uma introdução, porventura a mais clara e rigorosa, à obra e ao pensamento do próprio autor.